top of page

Oficina 1 - A máscara e a fisicalidade do Palhaço com Dyego Stefann

  • Foto do escritor: Panelinha de Teatro
    Panelinha de Teatro
  • 5 de dez. de 2016
  • 2 min de leitura

Nos dias 21e 22 de novembro de 2016 o Projeto chegou à escola Municipal Bilíngue Francisco Suderland Bastos Mota, uma escola que fica no bairro Itaperi. A oficina sobre o universo do Palhaço foi a proposta que o Coletivo Panelinha de Teatro encontrou de estabelecer comunicação. A escola faz uso da LIBRAS e do Português, por isso um desafio para quem não se comunica por meio da Língua Brasileira de Sinais. Abaixo segue parte do relatório sobre a experiência do Ator, Palhaço e professor Dyego Stefann.

Depoimento de Dyego Stefann;


A Escola Mucipal Bilíngue Francisco Suderland Matos é linda e cheia de diversidades. Todos os alunos da escola possuem minimamente uma relação com a língua brasileira de sinais e ajudam em vários momentos. A primeira bela imagem que tive foi a de uma garota ouvinte ajudando duas outras, uma ouvinte e outra não-ouvintes, a conversarem. Elas queriam brincar juntas, mas não se entendiam.

Depois das tentativas de ajuda da primeira menina, as outras duas desistiram da comunicação e escolheram a diversão. Correram para um gramado e começaram a brincar de pega-pega. Não foi preciso estabelecer uma comunicação formal, pois o desejo de brincar era muito mais forte e verdadeiro e por isso a comunicação se fez.

Lembrei de uma historinha que um professor havia escrito em sua dissertação de mestrado para o curso de comunicação que me deu um outro animo para entrar em sala. Na sua história ele estava em um metrô de São Paulo e viu um homem cego com seu cão guia. O cão, sentado e com olhar atento, esperava o momento certo de avisar o seu dono sobre o mundo ao redor.

Chegada a estação, o cão levantou e, quase que como uma dança a dois, o homem levanta e segue seu caminho. Ele observava que, enquanto todos os com visão se batiam ao tentar sair do trem e pegar os seus caminhos, o homem e seu cão iam em completa harmonia e leveza seguindo sua trajetória. A comunicação se fez sem uma palavra e sem nenhuma visão. Aqui meu coração se encheu de potência e eu pensei: é possível!"


 
 
 

Comments


© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Instagram Black Round
bottom of page