top of page

QUEM SOMOS

O Coletivo Panelinha de Teatro surgiu do encontro entre artistas interessados na pesquisa e no exercício da performance, da encenação e da interpretação. E é entre pesquisas, vivencias e provocações praticadas pelo coletivo que nascem trabalhos que se focam em criações variadas que naturalmente se apoiam em formas e linguagens como ferramenta para ampliar e poetizar os discursos que as obras envolvem. Isso se dá pela variedade de formações que seus integrantes possuem, como: teatro, dança, performance, artes visuais e a palhaçaria. Propõe-se que os integrantes tragam referências pessoais, sejam elas cinematográficas, musicais ou estéticas e é com o ferver desses ingredientes que se vai chegando a obras em forma de peças teatrais, performances, happenings, intervenções urbanas e esquetes. O coletivo atualmente é formado por Dyego Stefann, Gil Rodrigues, Guilherme Bruno, Gutto Moreira, Victor Abreu e Wládia Torres e tem como colaboradores convidados, do seu novo projeto chamado “Os Pequeninos”, Aldo Marcozzi, Camila Alves, Keven Rocha, Marcio Santos, Péricles Davi e Isac Sobrinho

SOBRE O PROJETO OS PEQUENINOS

Os pequeninos, projeto do Coletivo Panelinha de Teatro (CE), prevê a montagem de um espetáculo teatral infanto-juvenil, cujo processo criativo envolve o encontro com crianças e adolescentes como metodologia de montagem e ações de formação que englobam oficinas e ensaios abertos ao longo do processo. Os encontros e as ações de formação acontecerão em creches, escolas do município de Fortaleza.

 

A montagem do Coletivo Panelinha pretende revelar a infância tendo como referência as brincadeiras populares – peão, bola de gude, amarelinha, etc. – e o universo de sensações gastronômicas que as crianças vivenciam, propiciadas em grande parte pelos avós: o doce no tacho, a pipoca, as guloseimas de criança, etc. Para isso, propomos a criação de uma dramaturgia coletiva que se baseie nesse universo, através dos encontros, das ações formativas e da pesquisa de narrativas que tratem do imaginário popular e das lembranças do tempo da vovó. Ao mesmo tempo, nossa encenação pretende criar um jogo entre o real, o sonho e o mundo dos games e desenhos animados.

 

As apresentações serão realizadas em cinco escolas de Fortaleza, sempre seguidas de roda de conversa. Além disso, a presente ação busca realizar uma publicação a ser distribuída pelas escolas do projeto, demais escolas do município e na Biblioteca Municipal Dolor Barreira. A publicação irá conter o registro do processo em textos e imagens, além de sugestões de jogos e exercícios para se trabalhar com crianças e jovens.

Realização:

© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Instagram Black Round
bottom of page